Foi uma semana curta, mas cheia. Com apenas quatro pregões por causa do feriado de 7 de setembro, o Ibovespa fechou aos 187.206 pontos, acumulando alta de 1,11% no período — mesmo diante dte um petróleo que disparou para além dos US$ 100 e de uma inflação americana que reacendeu as apostas de alta de juros nos Estados Unidos. Na sexta-feira (11), o índice recuou 0,56%.
Visão geral do fechamento semanal
O índice manteve a trajetória positiva que já vínhamos acompanhando, sustentado principalmente pelo fluxo de investidores estrangeiros e pelo cenário eleitoral acirrado. Ao longo da sexta-feira, oscilou entre a mínima de 186.207 e a máxima de 188.586 pontos, com volume financeiro de R$ 17,3 bilhões — abaixo da média dos últimos 50 pregões, de R$ 17,8 bilhões, em um dia de liquidez reduzida.
No acumulado de setembro, o Ibovespa já soma valorização superior a 6%. O dólar encerrou a sexta a R$ 5,1252, com alta de 0,47% no dia, mas praticamente estável na semana (-0,09%). No ano, a moeda americana acumula queda de 6,63% frente ao real.
IPCA de agosto confirma a deflação — e a previsão se cumpriu
O grande dado doméstico da semana saiu na sexta-feira: o IPCA de agosto registrou deflação de 0,32%, resultado melhor que a expectativa do mercado, que projetava queda de 0,29%. O número contrasta com a alta de 0,07% de julho e com o recuo de 0,11% em agosto do ano passado.
Na comparação em 12 meses, a inflação desacelerou de 4,44% para 4,22% — dentro do teto da meta perseguida pelo Banco Central. No acumulado de 2026, o índice soma 3,11%.
Vale lembrar o que já havíamos explicado no artigo sobre a deflação do IPCA-15: boa parte dessa queda veio do bônus de Itaipu, que gerou desconto pontual na conta de luz e não se repete todo mês. A reversão desse efeito deve aparecer justamente no dado de setembro, o que significa que essa deflação, por mais positiva que seja, tem componente temporário.
Um ponto qualitativo relevante: segundo análise do economista sênior do Inter, a média dos núcleos de inflação — que exclui itens mais voláteis e mede a pressão de fundo dos preços — recuou de 0,26% para 0,23%, levando a média móvel de três meses ao menor valor desde novembro de 2025. Ou seja, a melhora não foi só de efeito pontual.
Por que a bolsa caiu num dia de inflação boa?
Essa é a pergunta que confunde quem está começando: se a inflação veio melhor que o esperado e Wall Street subiu, por que o Ibovespa fechou no vermelho?
A resposta está no ambiente doméstico. Na sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal determinou que fosse retirado, em até 24 horas, o sigilo de todos os inquéritos relacionados às investigações do Caso Master. A perspectiva de que novas informações venham a público gerou cautela entre investidores, que aumentaram posições de proteção antes do fim de semana — movimento que também explica a alta do dólar na tarde de sexta.
Some-se a isso a realização de lucros, natural depois de uma sequência forte de altas, e a pressão sobre ações de commodities. O resultado foi um descolamento incômodo: enquanto Dow Jones (+0,98%), S&P 500 (+0,86%) e Nasdaq (+0,96%) subiam, a B3 operava na defensiva.
É um lembrete útil: dados econômicos são importantes, mas não são o único fator de precificação. Em determinados momentos, o noticiário político pesa mais que os fundamentos no curto prazo.
O petróleo foi muito além dos US$ 100
Na quarta-feira, publicamos aqui um alerta sobre o petróleo se aproximando dos US$ 100 por barril e o risco de pressão sobre gasolina e diesel no Brasil. O cenário se agravou desde então: o Brent encerrou a quinta-feira perto de US$ 109, cerca de US$ 8 acima do dia anterior.
O mercado passou a incorporar a perspectiva de um conflito mais prolongado envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, com dificuldade de normalização do fluxo de navios pelo Estreito de Ormuz. Na sexta-feira houve algum alívio nos preços, o que ajudou Wall Street, mas o patamar segue elevado.
Isso mantém acesa a pressão sobre a defasagem dos combustíveis no Brasil — e, consequentemente, sobre a inflação dos próximos meses, que ainda não aparece no IPCA de agosto divulgado agora.
Inflação americana reacende apostas de alta do Fed
O CPI americano de agosto subiu 0,4% no mês, em linha com o esperado, acelerando frente aos 0,1% de julho. O problema veio no núcleo do índice — que exclui alimentos e energia —, que avançou 0,3%, acima dos 0,2% projetados por economistas.
A reação foi imediata: as apostas de que o Federal Reserve elevará os juros em 0,25 ponto percentual na reunião de 15 e 16 de setembro saltaram de cerca de 70% para aproximadamente 85%. Some-se a isso o rendimento do título americano de 10 anos se aproximando de 5%, e o quadro externo fica claramente mais desafiador para mercados emergentes.
Chama atenção, porém, que o Ibovespa tenha resistido a esse ambiente ao longo da semana. Analistas atribuem isso ao fato de o principal motor da bolsa brasileira, neste momento, ser doméstico — sobretudo o cenário eleitoral, com pesquisas mostrando disputa tecnicamente empatada. Uma pesquisa AtlasIntel divulgada nesta semana apontou 46,4% para o senador Flávio Bolsonaro e 46,2% para o presidente Lula, dentro da margem de erro.
Todas as atenções na Superquarta
A semana que vem concentra as duas decisões mais importantes do calendário: Copom e Federal Reserve se reúnem nos mesmos dias, 15 e 16 de setembro — o que o mercado chama de “Superquarta”.
Como detalhamos no artigo sobre o que esperar da Selic, o mercado projeta corte de 14% para 13,75% ao ano por aqui, seguido de pausa até o fim do ano. O IPCA benigno divulgado nesta sexta reforça o espaço para esse corte. Do outro lado, o Fed caminha para o movimento oposto, com alta de juros considerada provável — combinação que costuma pressionar moedas e ativos de emergentes.
O que isso significa na prática para você
A semana ilustra bem algo que vale internalizar: o mercado responde a vários fatores ao mesmo tempo, e eles nem sempre apontam na mesma direção. Tivemos inflação doméstica em queda (positivo), petróleo disparando (negativo), inflação americana pressionada (negativo), fluxo estrangeiro entrando (positivo) e ruído político doméstico (negativo). O saldo foi positivo, mas por pouco.
Para quem investe pensando em longo prazo, nada disso exige ação imediata. Semanas assim são a regra, não a exceção. O que faz diferença ao longo dos anos continua sendo a consistência dos aportes e a qualidade do que está na carteira — não a leitura semanal do noticiário.
Se você quer construir uma base mais sólida antes de tomar decisões baseadas em manchete, essa leitura recomendada sobre finanças pessoais é um bom ponto de partida.
